SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Análise fatorial confirmatória da Escala de Satisfação no Trabalho nas versões de 25 e 15 itens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

TORRES, Cláudio V.; PORTO, Juliana B.; VARGAS, Luiza M.  e  FISCHER, Ronald. Uma meta-análise dos valores humanos básicos no Brasil: diferenças observadas no país. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 89-102. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.1.356.

O objetivo do presente estudo foi o de conduzir uma meta-análise para testar a variância dos valores humanos básicos no Brasil, medidos pelo Inventário de Valores de Schwartz (Schwartz, 1992). Uma revisão de literatura de pesquisas relevantes foi conduzida de 1994 à 2012 em grandes sistemas de dados brasileiros. Um total de 19 estudos, incluindo 52 comparações, alcançaram o critério de seleção para entrada na análise. Os estudos incluíram amostras de todas as cinco regiões geopolíticas brasileiras (N = 14,0%; NE = 28,0%; CO = 24,0%; SE = 24,0%; e S = 10,0%), somando um total de 8.994 respondentes participantes nos estudos, tanto estudantes universitários (11,5%), quanto profissionais (88,5%). Uma ANOVA balanceada pelo tamanho da amostra foi conduzida para cada um dos 10 tipos motivacionais. Resultados sugerem a presença de diferenças sistemáticas na hierarquia dos valores humanos adotada pelos participantes das cinco regiões do Brasil. Respondentes das regiões Nordeste e Sul demonstraram um alto endosso de valores de Conservação, quando comparados aos respondentes da região Centro-Oeste. Além disso, respondentes da região Sul mostraram um maior endosso de valores de Estimulação e Universalismo, quando comparados aos respondentes da região Centro-Oeste do Brasil. Tais diferenças são interpretadas em termos do processo de socialização em tais regiões, incluindo sua história de imigração e colonização, seguindo uma abordagem eco-cultural.

Palavras-chave : valores no brasil; valores humanos básicos; Teoria de Schwartz; diferenças entre valores; meta-análise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License