SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Redes sociais e o vínculo com a organização: como a estrutura das relações explica o comprometimento, o entrincheiramento e o consentimentoPsicodinâmica do estresse: estudo com trabalhadores de pesquisa, desenvolvimento e inovação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SANTOS, Joana Vieira dos  e  GONCALVES, Gabriela. A determinação do empenhamento organizacional e do bem-estar no trabalho sobre o bem-estar subjetivo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 123-132. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.386.

Alguns estudos apontam que, independentemente da vinculação a algum tipo de empenhamento organizacional, este construto multidimensional prevê resultados organizacionais como o desempenho, a satisfação e o bem-estar (Wright & Davis, 2001; Wright & Bonett, 2002). Os estudos realizados no contexto das universidades expressam que o empenhamento organizacional parece se refletir nos níveis de desempenho dos docentes universitários, não ocorrendo diferenças entre instituições públicas e privadas (Karakus & Battal, 2009). Este estudo procurou analisar a determinação do empenhamento organizacional e do bem-estar profissional sobre o bem-estar subjetivo. A amostra foi constituída por 635 funcionários, docentes e não docentes, de instituições públicas de ensino superior portuguesas. Os resultados sugerem uma determinação positiva do empenhamento afetivo e do bem-estar no trabalho sobre o bem-estar subjetivo. Sugerem-se futuros estudos para que a temática seja aprofundada.

Palavras-chave : Empenhamento organizacional; bem-estar subjetivo; bem-estar no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License