SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A determinação do empenhamento organizacional e do bem-estar no trabalho sobre o bem-estar subjetivoDesemprego, autoestima e satisfação com a vida: estudo exploratório realizado em Portugal com beneficiários do Rendimento Social de Inserção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NOGUEIRA, José Henrique Vilches  e  FREITAS, Lêda Gonçalves de. Psicodinâmica do estresse: estudo com trabalhadores de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 133-145. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.553.

Este estudo visa a investigar a psicodinâmica do estresse em trabalhadores de um centro de pesquisa de uma empresa pública brasileira de ciência, tecnologia e inovação. O pressuposto que fundamenta esta investigação é de que o contexto produtivista contemporâneo, por meio do suporte ideológico de excelência, desempenho e produtividade, subverte o sentido do trabalho do cientista. Em face dessa subversão de sentido, o sofrer comparece pelo termo estresse, empregado em sentido amplo. Neste estudo, o estresse foi tomado como representante da sobrecarga e, para a coleta de dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Um grupo de dez participantes voluntários foi formado e sete entrevistas coletivas foram realizadas. Os dados foram considerados a partir da técnica de análise dos núcleos de sentido (ANS). Com base nos resultados, a atribuição de sentido vincula o estresse à sobrecarga de trabalho. No âmbito do sofrimento, consigna sensações de esgotamento físico ou emocional, jornadas duplas, agregação de funções burocráticas às técnicas, ausência ou precariedade de condições, meios físicos ou psíquicos para a realização do trabalho e percepção de ausência ou precariedade de tempo. Já no campo das estratégias defensivas, há o movimento da autoaceleração, da negação, da racionalização e da idealização. E no das patologias contemporâneas, quando a sobrecarga se configura em face da centralidade do trabalho pela exacerbação da necessidade de reconhecimento, o estresse consigna a idealização individual afetiva de herói e o imaginário social generalizado da ciência com alto grau de certeza.

Palavras-chave : Psicodinâmica do trabalho; estresse; pesquisadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License