SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Psychodynamics of stress: a study among workers in research, development, and innovationMeaning of volunteer business author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

BARROS, Rita Manuela  and  MOREIRA, Ana Sofia. Desemprego, autoestima e satisfação com a vida: estudo exploratório realizado em Portugal com beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 146-156. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.476.

Esta investigação pretende relacionar dois conceitos de natureza psicológica integrados no sistema do self a autoestima e a satisfação com a vida de adultos portugueses em situação de desemprego. Face à atual conjuntura socioeconômica, as taxas de desemprego têm disparado para valores históricos, havendo necessidade de conhecer de que forma esse fenômeno se relaciona com a percepção dos sujeitos na avaliação de si próprios e de satisfação com suas vidas. O estudo de natureza correlacional é constituído por 80 sujeitos em situação de desemprego, inscritos em um centro de emprego e que recebem proteção social por meio da atribuição do Rendimento Social de Inserção (RSI). Os resultados apontam para correlações positivas significativas entre a autoestima e a satisfação com a vida, a idade e a duração da situação de desemprego, a idade e a duração do período de atribuição do RSI e, ainda, esse período e a duração da situação de desemprego. Foi registrada uma correlação negativa e significativa entre a autoestima e a duração da situação de desemprego. Conclui-se globalmente que a duração da situação de desemprego do sujeito afeta sua autoestima e que a proteção social, como garantia de subsistência primária, não se relaciona com as variáveis do sistema do self em estudo, mais sofisticadas e com outras necessidades implícitas. O estudo aponta para a atenção que deverá ser dirigida aos desempregados de longa duração, mais velhos e, portanto, que recebem proteção social há mais tempo.

Keywords : Desemprego; inserção social; autoestima; satisfação com a vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License