SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Desemprego, autoestima e satisfação com a vida: estudo exploratório realizado em Portugal com beneficiários do Rendimento Social de InserçãoAutoeficácia no uso do computador em situações de aprendizagem: uma análise da literatura internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVA, Grasiane Cristina da; KEMP, Valéria Heloisa; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda  e  BRIGHENTI, Carla Regina Guimarães. Significado do trabalho voluntário empresarial. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 157-169. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.275.

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objeto de estudo foi o significado do trabalho voluntário empresarial, tendo como base teórica o conceito de significado do trabalho como uma cognição subjetiva e social, uma vez que apresenta componentes subjetivos e aspectos socialmente compartilhados e associados a condições sócio-históricas (Borges & Tamayo, 2001). Seu objetivo principal foi identificar o significado atribuído ao trabalho voluntário pelos participantes de um programa de voluntariado corporativo. A pesquisa foi realizada com 67 voluntários de quatro unidades de uma empresa multinacional italiana do ramo de autopeças que atuavam em um projeto social. Foram adotados métodos de pesquisa quantitativa, cuja apresentação e análise envolveram a utilização de técnicas como análise de correspondência, análise descritiva dos dados, análise do coeficiente de correlação rho de Spearman e Teste de Qui-Quadrado de Independência; e também métodos de pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que o trabalho voluntário tem certa centralidade comparada ao lazer e à religião. Por outro lado, a configuração de significados do trabalho varia de uma perspectiva mais instrumental, relacionada aos ganhos em fazer parte do trabalho voluntário, a uma participação mais altruísta. Outras pesquisas são necessárias, visando a um maior entendimento dessa ação emergente nas empresas.

Palavras-chave : Voluntariado; responsabilidade social; significado do trabalho; significado do trabalho voluntário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License