SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El trabajo de la gestión: notas sobre poder y subjetividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

GARRIDO, Giovanna; SALTORATO, Patrícia  y  MOREIRA, Carlos Augusto Amaral. Reflexões psicanalíticas sobre a resistência à mudança organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 212-223. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.496.

Este artigo visa discutir a resistência à mudança enquanto fenômeno não racional. Objetivando refletir sobre o tema por um enfoque diferenciado, buscou-se analisar de que forma o inconsciente humano faz os gestores adotarem posturas reativas à mudança organizacional mesmo ela sendo imprescindível à sobrevivência das organizações. Sustentando-se em pesquisas bibliográficas de cunho psicanalítico e sociológico, este artigo estabelece uma hipótese central de que é possível considerar o comportamento resistente dos gestores como reflexo externo de lutas internas que ocorrem nestes indivíduos. As pesquisas realizadas mostraram indícios favoráveis a essa hipótese. Grande parte do comportamento dos gestores é resultante de angústias interiorizadas e reprimidas, que vão desde o medo da aniquilação até os modos de pensar que simbolizam o seu núcleo identitário. Os resultados apontam para a superficialidade das abordagens predominantes acerca do tema e promovem a abertura de caminhos para novos estudos que poderão ser realizados.

Palabras clave : Gestor; comportamento; resistência; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License