SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Escala de avaliação da fadiga: adaptação para profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANDRADE, Alexsandro Luiz De; MORAES, Thiago Drumond; TOSOLI, Antônio Marcos  e  WACHELKE, João. Burnout, clima de segurança e condições de trabalho em profissionais hospitalares. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 233-245. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.565.

Esta pesquisa apresenta resultados de um modelo teórico-empírico que articula aspectos do contexto de trabalho, do clima de segurança e das variáveis psicossociais do trabalho em contexto hospitalar e suas decorrências na manifestação da síndrome do burnout. O burnout é um transtorno relacionado ao trabalho e ao estresse ocupacional severo, caracteriza-se pelo esgotamento emocional dos trabalhadores e é estabelecido por meio de determinadas associações entre características individuais, ambientais e laborais. Neste estudo objetivouse desenvolver e testar um modelo teórico-estrutural relacionando variáveis dimensionais de trabalho, burnout e saúde mental. A pesquisa teve um delineamento do tipo survey, cuja amostra, com caráter de conveniência, contou com 200 profissionais da área de saúde, sendo 174 participantes do sexo feminino (87%), com média de idade de 34,4 anos e média de 6,5 anos de trabalho na profissão. O instrumento de pesquisa foi composto por escalas psicológicas dos seguintes construtos: a) clima de segurança no trabalho, b) contexto de trabalho, c) burnout e; d) aspectos sócio-demográficos. Os resultados do estudo indicaram relações existentes entre diferentes aspectos do trabalho, clima de segurança e saúde a partir de dois modelos teóricos integrativos de variáveis psicossociais, clima de segurança e saúde para trabalhadores em contexto hospitalar. Estes dados contribuem para orientar as políticas de promoção e proteção à saúde dos profissionais como estratégia central para garantir o serviço de prestação de cuidado na rotina diária do ambiente hospitalar.

Palavras-chave : Burnout; hospital; condições de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License