SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Bienestar personal en las organizaciones y locus de control laboralCooperación, conductas proactivas o simplemente ciudadanía organizacional? Una revisión de la producción nacional en el área índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

NEIVA, Elaine Rabelo  y  PAZ, Maria das Graças Torres da. Um panorama das pesquisas e publicações sobre mudança organizacional no Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 271-285. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.191.

Este trabalho analisa pesquisas brasileiras sobre mudança organizacional divulgadas em periódicos científicos de administração, sociologia, ciências da saúde e psicologia entre os anos 2000 e 2010,avaliados com classificação A ou B no Qualis/CAPES. Os artigos selecionados, por meio de título e resumos,foram classificados por juízes, que os liam e faziam registros sobre eles, com base em um sistema padronizado, previamente desenvolvido, de análise e categorização de investigações empíricas. A maioria dos textos apresenta um objeto de estudo relacionado à mudança organizacional e aborda processos de mudança contínua e seu conteúdo.É possível concluir que o objeto de estudo mudança organizacional foi classificado em termos de escopo e intensidade maiores, mas com caráter de continuidade no tempo. Quanto à abordagem metodológica, os resultados mostram estudos que adotam prioritariamente a abordagem metodológica de estudos de caso qualitativos, que utilizam a análise de conteúdo como único método de análise de dados. Assim, conclui-se que há uma tendência a valorizar a abordagem metodológica qualitativa e a escassez de fundamentação teórica. A partir das lacunas encontradas, o artigo sugere diversificar as abordagens metodológicas e apurar a fundamentação teórica dos estudos sobre o tema.

Palabras clave : Mudança organizacional; avaliações das mudanças organizacionais; revisão bibliográfica; comportamento organizacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License