SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Bem-estar pessoal nas organizações e lócus de controle no trabalhoCooperação, comportamentos proativos ou simplesmente cidadania organizacional? Uma revisão da produção nacional na área índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NEIVA, Elaine Rabelo  e  PAZ, Maria das Graças Torres da. Um panorama das pesquisas e publicações sobre mudança organizacional no Brasil. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 271-285. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.191.

Este trabalho analisa pesquisas brasileiras sobre mudança organizacional divulgadas em periódicos científicos de administração, sociologia, ciências da saúde e psicologia entre os anos 2000 e 2010,avaliados com classificação A ou B no Qualis/CAPES. Os artigos selecionados, por meio de título e resumos,foram classificados por juízes, que os liam e faziam registros sobre eles, com base em um sistema padronizado, previamente desenvolvido, de análise e categorização de investigações empíricas. A maioria dos textos apresenta um objeto de estudo relacionado à mudança organizacional e aborda processos de mudança contínua e seu conteúdo.É possível concluir que o objeto de estudo mudança organizacional foi classificado em termos de escopo e intensidade maiores, mas com caráter de continuidade no tempo. Quanto à abordagem metodológica, os resultados mostram estudos que adotam prioritariamente a abordagem metodológica de estudos de caso qualitativos, que utilizam a análise de conteúdo como único método de análise de dados. Assim, conclui-se que há uma tendência a valorizar a abordagem metodológica qualitativa e a escassez de fundamentação teórica. A partir das lacunas encontradas, o artigo sugere diversificar as abordagens metodológicas e apurar a fundamentação teórica dos estudos sobre o tema.

Palavras-chave : Mudança organizacional; avaliações das mudanças organizacionais; revisão bibliográfica; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License