SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3An overview of Brazilian research and publications about organizational changeFundamentals and applicability of the Situational Judgment Tests in the Organizational Psychology Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

CANTAL, Clara; BORGES-ANDRADE, Jairo E.  and  PORTO, Juliana B.. Cooperação, comportamentos proativos ou simplesmente cidadania organizacional? Uma revisão da produção nacional na área. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 286-297. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.331.

O conceito de cidadania organizacional guarda uma história teórica de 37 anos e uma empírica de 31, e sua importância é destacada por pesquisadores e profissionais internacionalmente. Nos anos 2000, aumentaram os números de metanálises internacionais abordando o tema, de artigos revisados por essas metanálises e de estudos de cidadania organizacional como um construto multidimensional. Tendo em vista o histórico e o volume de produção, este artigo buscou revisar a produção de artigos empíricos nacionais em cidadania organizacional de 1996 a 2013. Foram encontrados apenas oito artigos em cinco dos 14 periódicos avaliados das áreas de administração e psicologia. Dos artigos encontrados, 75% ocupou-se do estudo de cidadania organizacional como um construto único composto por cinco dimensões, e foram utilizadas duas diferentes escalas para mensurá-lo. Os resultados da revisão sugerem que o número de publicações brasileiras na área precisa aumentar, assim como o uso de diferentes técnicas de coleta de dados e pesquisas que avaliem a relação entre cidadania organizacional e seus consequentes.

Keywords : Cidadania organizacional; revisão nacional; artigos empíricos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License