SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Um panorama das pesquisas e publicações sobre mudança organizacional no BrasilFundamentos e aplicabilidade dos Testes de Julgamento Situacional no contexto da Psicologia Organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CANTAL, Clara; BORGES-ANDRADE, Jairo E.  e  PORTO, Juliana B.. Cooperação, comportamentos proativos ou simplesmente cidadania organizacional? Uma revisão da produção nacional na área. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 286-297. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.331.

O conceito de cidadania organizacional guarda uma história teórica de 37 anos e uma empírica de 31, e sua importância é destacada por pesquisadores e profissionais internacionalmente. Nos anos 2000, aumentaram os números de metanálises internacionais abordando o tema, de artigos revisados por essas metanálises e de estudos de cidadania organizacional como um construto multidimensional. Tendo em vista o histórico e o volume de produção, este artigo buscou revisar a produção de artigos empíricos nacionais em cidadania organizacional de 1996 a 2013. Foram encontrados apenas oito artigos em cinco dos 14 periódicos avaliados das áreas de administração e psicologia. Dos artigos encontrados, 75% ocupou-se do estudo de cidadania organizacional como um construto único composto por cinco dimensões, e foram utilizadas duas diferentes escalas para mensurá-lo. Os resultados da revisão sugerem que o número de publicações brasileiras na área precisa aumentar, assim como o uso de diferentes técnicas de coleta de dados e pesquisas que avaliem a relação entre cidadania organizacional e seus consequentes.

Palavras-chave : Cidadania organizacional; revisão nacional; artigos empíricos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License