SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Cooperación, conductas proactivas o simplemente ciudadanía organizacional? Una revisión de la producción nacional en el áreaAnálisis del trabajo portuario: transformaciones resultantes de la modernización de los puertos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; CAMPOS, Maria Isabel de; ALVES, Bárbara de Paula  y  SILVA, Carla Priscila. Fundamentos e aplicabilidade dos Testes de Julgamento Situacional no contexto da Psicologia Organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 298-308. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.529.

Considerando a ausência de publicações sobre o assunto no Brasil, este artigo teórico tem como objetivo apresentar os fundamentos e pesquisas com os Testes de Julgamento Situacional, que são provas compostas por narrativas de situações que apresentam desafios realistas relacionados a tarefas de trabalho e alternativas que representam resoluções para estas situações. Este tipo de instrumento goza de prestígio na literatura internacional, por conta de seus bons resultados em termos de predição de comportamentos no trabalho.Neste artigo, discorrese sobre sua aplicabilidade no campo da psicologia organizacional, mais especificamente na seleção de pessoal, bem como sobre suas propriedades psicométricas, principalmente no que diz respeito à influência das instruções na validade dos instrumentos utilizados. Em seguida, são apresentadas algumas pesquisas recentes que utilizaram Testes de Julgamento Situacional no contexto da psicologia organizacional. Apresentamse também sugestões para a popularização dos Testes de Julgamento Situacional no Brasil e, por fim, diretrizes para pesquisas futuras.

Palabras clave : Psicologia organizacional; seleção de recursos humanos; testes de seleção; testes psicológicos; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License