SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Fundamentos e aplicabilidade dos Testes de Julgamento Situacional no contexto da Psicologia OrganizacionalDo emprego para o pós-emprego: ou da plasticidade da psicologia na produção de subjetividade laboral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MACIEL, Regina Heloisa et al. Análise do trabalho portuário: transformações decorrentes da modernização dos portos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 309-321. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.605.

O objetivo deste trabalho foi investigar as percepções dos trabalhadores de dois portos, um público e um privado, de um mesmo estado brasileiro, sobre suas condições de trabalho. O método consistiu em grupos focais com apresentação de trechos de filmagens dos locais de trabalho, utilizando o quadro teórico da ergonomia. Os áudios foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Observou-se que mudanças na gestão e organização, decorrentes da flexibilização das relações de trabalho e aumento do controle, e pressão por produtividade são aspectos relevantes das mudanças, mais evidentes no porto privado do que no público. O trabalho portuário é considerado predominantemente físico, mas a atividade possui complexidades que requerem do trabalhador competências para solucionar as dificuldades vivenciadas no confronto entre o trabalho real e o prescrito. A lógica tecnicista, trazida pelo processo de modernização, pode ter levado a prejuízos à saúde dos trabalhadores e a acidentes.

Palavras-chave : Trabalhadores portuários; ergonomia; modernização portuária; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License