SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Análise do trabalho portuário: transformações decorrentes da modernização dos portos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PULIDO-MARTINEZ, Hernan Camilo. Do emprego para o pós-emprego: ou da plasticidade da psicologia na produção de subjetividade laboral. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 322-331. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.3.508.

Neste artigo, a reorganização do "complexo psi" é considerada em relação às transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho contemporâneo. Para isso, examinam-se as mudanças ocorridas com o ambiente e as operações da psicologia em relação às formas sociais de emprego e pós-emprego. Argumenta-se que o papel da psicologia em relação à produção da subjetividade laboral modifica-se em meio às transformações que, avidamente, vêm debilitando o que agora se conhece como o "bom trabalho". Essas mutações são caracterizadas pelo aumento acelerado das incertezas relacionadas com diferentes aspectos das condições de trabalho, como contratação, horários, espaços de trabalho e relações interpessoais. Conclui-se que, nesse contexto, a psicologia desempenha papel importante para a produção de novos sujeitos requeridos pela organização capitalista do trabalho.

Palavras-chave : Subjetividade; emprego; pós-emprego; psicologia do trabalho; complexo psi.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License