SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Satisfacción en el trabajo y clima organizacional: su relación con autoevaluaciones de desempeñoAdaptación transcultural de la Workplace Deviance Scale (WDS) al contexto brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versión On-line ISSN 1984-6657

Resumen

CARDOSO, Hugo Ferrari  y  BAPTISTA, Makilim Nunes. Escala de suporte laboral: correlação com suporte social, estresse e suporte organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp. 374-383. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.4.631.

Este estudo buscou evidenciar a validade com base na relação com variáveis externas para a Escala de Suporte Laboral (ESUL), bem como verificou as variáveis preditivas para o suporte organizacional. A amostra foi composta por 312 universitários que exerciam atividade profissional e responderam a quatro instrumentos (Escala de Suporte Laboral [ESUL], Questionário de Suporte Social [SSQ], Questionário de Percepção do Suporte Organizacional [QPSO] e Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho [EVENT]). Dos resultados, a ESUL se correlacionou positivamente com o SSQ e o QPSO e negativamente com a EVENT. Quanto à análise de regressão, as dimensões 1, 2 e 3 do QPSO formaram o modelo de maior explicação do suporte organizacional mensurado pela ESUL. Percebeu-se que a validade em questão pode ser evidenciada e novos estudos são sugeridos visando encontrar outros parâmetros psicométricos para a ESUL.

Palabras clave : Suporte organizacional; avaliação psicológica; evidência de validade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License