SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Escala de suporte laboral: correlação com suporte social, estresse e suporte organizacionalValores humanos e satisfação no trabalho de professores e servidores técnico-administrativos de uma universidade pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

NASCIMENTO, Elizabeth do; COUTINHO, Ana Cecília Araújo Morais; ANDRADE, Jéssica Evelyn de  e  MENDONCA, Lívia Maria Maia. Adaptação transcultural da Workplace Deviance Scale (WDS) para o contexto brasileiro. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp. 384-396. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.4.649.

Dentre o grupo de comportamentos organizacionais relacionados ao desempenho no trabalho existem aqueles denominados contraproducentes, ou seja, que causam danos ou prejuízos à organização e aos diferentes colaboradores (colegas, clientes, fornecedores, entre outros). Tendo em vista o crescente interesse social e científico pelo tema e a carência de pesquisas no contexto brasileiro, a proposta deste estudo é descrever o processo de adaptação transcultural e o estudo psicométrico de uma escala para avaliação de comportamentos contraproducentes no ambiente de trabalho denominada Workplace Deviance Scale (WDS). Para tanto, foram seguidas as recomendações preconizadas na literatura sobre adaptação de instrumentos de medida e levantadas as primeiras evidências de validade (semântica, estrutura interna e convergente). Para alcançar os objetivos propostos, foram realizados dois estudos. O primeiro contemplou a adaptação e o levantamento de validade semântica, e o segundo, a análise psicométrica da versão adaptada. Participaram do primeiro estudo três especialistas e uma amostra de trabalhadores (n = 20). Para o estudo psicométrico, foram coletados dados (n = 467) em meio eletrônico e presencial. Foi estabelecida equivalência entre as versões original e adaptada com evidências de validade semântica. Evidências de validade baseada na estrutura interna e convergente foram alcançadas. Dois, entre três índices de precisão estimados, foram satisfatórios. A versão brasileira da referida escala passou a ser intitulada WDS-BR.

Palavras-chave : Adaptação cultural; comportamentos contraproducentes no trabalho; análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License