SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Cross-cultural adaptation of the Workplace Deviance Scale (WDS) for the brazilian contextWorking conditions and safety climate of construction workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ANDRADE, Thiago Francisco de; BARBOSA, Silvânia da Cruz; SOUZA, Sandra  and  MOREIRA, Jansen Souza. Valores humanos e satisfação no trabalho de professores e servidores técnico-administrativos de uma universidade pública. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp. 397-406. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.4.486.

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o poder preditivo dos valores humanos e suas subfunções sobre a satisfação no trabalho em professores e servidores técnico-administrativos de uma universidade pública. Para tanto, contou com a participação de 192 profissionais, predominantemente professores (60, 9%), homens (55, 2%), com idade variando de 23 a 67 anos. Os participantes responderam a um protocolo composto por duas escalas: Escala de Satisfação no Trabalho (EST-R) e Questionário dos Valores Básicos (QVB), bem como a uma Ficha Sociodemográfica. Os resultados apontam que a dimensão Chefia é fonte de maior satisfação entre as duas categorias profissionais, enquanto a maior fonte de insatisfação entre os técnicoadministrativos é com a dimensão Promoções. Observou-se que a satisfação no trabalho de docentes e técnicos possui diferentes antecedentes axiológicos, como a dimensão Colegas, predita pelo valor Emoção na amostra de docentes, e pelo valor Estabilidade pessoal entre os técnicos. Considera-se que os resultados desta pesquisa poderão fornecer subsídios para a implementação de políticas organizacionais, bem como oferecer uma contribuição para o campo de estudo, no que concerne à compreensão das relações entre afetos vivenciados no trabalho e características individuais.

Keywords : Satisfação no trabalho; valores humanos; professor universitário; técnico-administrativo universitário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License