SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Human values and job satisfaction of teachers and technical-administrative staff at a public universityWork-family conflict: a study of professional drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

SILVA, Maria Cristina  and  BORGES, Livia de Oliveira. Condições de trabalho e clima de segurança dos operários da construção de edificações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp. 407-418. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.4.626.

Este artigo explorou como operários percebem as condições de trabalho e o clima de segurança na organização em que trabalham e quais são as relações entre as percepções dos dois fenômenos. Foi aplicado um questionário sobre condições de trabalho e outro sobre clima de segurança. Participaram 195 operários de uma construtora e incorporadora da construção de edificações de Belo Horizonte. Foram realizadas análises estatísticas das respostas aos questionários. Os resultados indicaram que os participantes percebem o trabalho como repetitivo, com situações desgastantes e expostos a mudanças físicas naturais. Sentem-se exigidos em sua qualificação profissional e valorizam o trabalho em equipe e com flexibilidade para a definição de suas atividades.A análise de cluster identificou perfis de clima de segurança e ausência de clima consolidado de segurança. Aplicando a ANOVA, verificou-se que os fatores Movimentos repetitivos, Trabalho em equipe, Falta de apoio na execução das tarefas e Discriminação social e sexual influenciam significativamente os perfis de clima de segurança.Conclui-se que a percepção das condições de trabalho pode afetar a percepção do clima de segurança.

Keywords : Condições de trabalho; clima de segurança; segurança do trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License