SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Ação planejada e intenção empreendedora entre universitários: analisando preditores e mediadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CARACOL, Carla Cristina; PALMA, Patrícia Jardim da; LOPES, Miguel Pereira  e  SOUSA, Maria José. Gestão estratégica do talento na perspectiva individual e organizacional: proposta de modelo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 10-21. ISSN 1984-6657.

Este ensaio teórico tem como objetivo analisar a gestão estratégica do talento no atual contexto da "nova carreira organizacional", caracterizado pela responsabilidade partilhada entre o trabalhador e a organização, como resultado das transformações do âmbito competitivo em que operam as empresas e das consequentes mutações no mundo do trabalho. É apresentado um modelo conceitual de análise, baseado em uma revisão de literatura intensiva, que pretende fazer refletir sobre as políticas, processos e práticas de gestão dos recursos humanos promovidas pela organização, ao nível da identificação, desenvolvimento e retenção, materializadas em processos de gestão de talento, em uma perspectiva de alinhamento com atitudes e comportamentos esperados dos trabalhadores. Introduz-se, também, um novo potencial indicador para a identificação de talento interno: os comportamentos moldadores. As proposições apresentadas irão permitir analisar em contexto empírico o sucesso da gestão de talento, em termos de alavancagem de desempenho individual e organizacional, verificando a sua eficácia, possibilitando pistas para processos de melhoria contínua.

Palavras-chave : Gestão estratégica de talento; moldagem do trabalho; nova carreira organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License