SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Gestão estratégica do talento na perspectiva individual e organizacional: proposta de modeloPlanejamento da aposentadoria: adaptação brasileira da PRePS e influência de estilos de tomada de decisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOIOLA, Elisabeth; GONDIM, Sônia Maria Guedes; PEREIRA, Cícero Roberto  e  FERREIRA, Aleciane Silva Moreira. Ação planejada e intenção empreendedora entre universitários: analisando preditores e mediadores. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 22-35. ISSN 1984-6657.

Este estudo analisa o efeito de variáveis de percepção de contexto do ambiente universitário e familiar e também de variáveis motivacionais e atitudinais na intenção empreendedora de jovens universitários. Testou-se também a influência indireta da atitude positiva em relação ao empreendedorismo nessas relações. Participaram 2.999 estudantes de diversos cursos de uma universidade pública do Brasil. Os resultados indicam que a motivação para o poder, seguida pela aprendizagem empreendedora e a menor percepção de risco são melhores preditores da intenção empreendedora. Além disso, os efeitos das relações entre motivos de poder,aprendizagem empreendedora e percepção de risco na intenção empreendedora são mediados pela atitude positiva em relação ao empreendedorismo. O estudo oferece evidências a favor das teorias da ação racional e da ação planejada, ressaltando o papel fundamental da atitude na intenção de escolha do empreendedorismo.

Palavras-chave : Intenção empreendedora; ação planejada; atitude; empreendedorismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License