SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Planned behavior and entrepreneurial intention among undergraduate students: analyzing predictors and mediatorsPsychologists in Workers' Health Reference Centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

RAFALSKI, Julia Carolina  and  ANDRADE, Alexsandro Luiz de. Planejamento da aposentadoria: adaptação brasileira da PRePS e influência de estilos de tomada de decisão. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 36-45. ISSN 1984-6657.

A temática do planejamento da aposentadoria tem crescido em importância com o aumento da expectativa de vida e a previsão de déficit previdenciário no Brasil. A fim de fornecer instrumentos que possibilitem a avaliação de aspectos preparatórios para a aposentadoria, este artigo teve como objetivos: (a) adaptar a Process of Retirement Planning Scale (PRePS) para o português brasileiro e (b) verificar a influência de estilos de tomada de decisão no planejamento da aposentadoria. Participaram do estudo 1.290 trabalhadores com idades entre 18 e 69 anos (M=37,06; DP=10,5), sendo a maioria homens (N=944; 73,3%). A versão brasileira da PRePS foi chamada de Escala de Processo de Planejamento da Aposentadoria (EPPlA), e os resultados mostraram que o estilo de tomada de decisão racional influencia positiva e significativamente os quatro âmbitos do planejamento da aposentadoria: saúde, finanças, estilo de vida e psicossocial. Os estilos dependente, intuitivo, espontâneo e evitativo também se mostraram preditores significativos em diferentes dimensões.

Keywords : Planejamento da aposentadoria; tomada de decisão; escalas psicológicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License