SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Planejamento da aposentadoria: adaptação brasileira da PRePS e influência de estilos de tomada de decisãoMedicalização, uso de substâncias e contexto de trabalho em bancários do Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

KEPPLER, Isabel Lopes dos Santos  e  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Psicólogos nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 48-60. ISSN 1984-6657.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) é um dispositivo importante criado para disseminar as contribuições teóricas e práticas do campo da Saúde do Trabalhador (ST). Atualmente, estão cadastrados 210 CERESTs no Brasil, com diferentes características e graus de consolidação. Apesar de não compor a equipe mínima, entende-se a importância de se estudar a atuação do psicólogo, que está presente desde as primeiras experiências em alguns municípios, como São Paulo e Salvador, no início da década de 1980.Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar o cenário do serviço e da política na perspectiva dos profissionais que atuam no CEREST. Trata-se de investigar, para além da atuação do psicólogo, quais as condições para uma atuação alinhada com o campo da ST. Este estudo é uma análise parcial do resultado de uma pesquisa em que se realizou um mapeamento nacional dos psicólogos que atuam no CEREST. Para tanto, foi enviado um questionário on-line em que se obteve 48 respostas de um total de 66 psicólogos contatados, com representação de todas as regiões do Brasil. Verificou-se um cenário atual com limites que se materializam em problemas cotidianos, como falta de veículo para ações de vigilância, e problemas estruturais, como falta de autonomia financeira,por exemplo. Considera-se, apesar desses limites impostos, ser possível apontar como estratégia algumas mudanças efetivas para o resgate dos princípios do Modelo Operário Italiano, em que o protagonismo dos trabalhadores no cuidado em saúde é fundamental.

Palavras-chave : Atuação do psicólogo; saúde; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License