SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Medicalization, substance use, and work context in bank employees in Rio Grande do Sul, BrazilAntecedents to people retention in organizations: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

VASCONCELLOS, Vinicius Carvalho; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; PORTO, Juliana Barreiros  and  FONSECA, Ana Márcia de Oliveira. Carreira nas organizações: revisão da produção brasileira no âmbito do microcomportamento organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 73-87. ISSN 1984-6657.

Esta revisão analisa, de forma sistemática, artigos sobre carreira na perspectiva do microcomportamento organizacional. A pesquisa se centrou em artigos fundamentados em pesquisa empírica e divulgados até junho de 2012 nas bases de dados SciELO Brasil e PePSIC. Foram utilizadas aproximadamente duas dezenas de termos de busca para recuperação dos artigos, tais como carreira, trajetória profissional e percurso profissional. A aplicação desses critérios de busca contabilizou 60 artigos, os quais foram analisados com base em procedimentos utilizados em três revisões anteriores no âmbito do microcomportamento organizacional. Assim, as categorias temáticas de carreira presentes nesses artigos e os dados sobre autoria, ano e veículos de publicação foram investigados. Diversos elementos referentes ao método utilizado, como instrumentos e amostras, foram igualmente sistematizados. Os resultados apontam a trajetória profissional pregressa como a categoria mais frequente na amostra (32% do total). A revisão também indica crescimento recente no número de publicações e considerável alinhamento entre esses artigos sobre carreira e a área de microcomportamento organizacional em geral. Entretanto, nos estudos sobre carreira foi detectado menor esforço de validação de instrumentos. Com base nesse levantamento, o artigo discute a inserção da temática da carreira no campo do microcomportamento organizacional e como os estudos orientados para o passado, presente ou futuro da carreira se apresentam nessa literatura. Por fim, propõe uma agenda de investigação sobre carreira nas organizações.

Keywords : Carreira; comportamento organizacional; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License