SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Carreira nas organizações: revisão da produção brasileira no âmbito do microcomportamento organizacionalBases epistemológicas sobre sentido(s) e significado(s) do trabalho em estudos nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

STEIL, Andrea Valéria; PENHA, Mariana Mateus  e  BONILLA, Maria Alejandra Maldonado. Antecedentes da retenção de pessoas em organizações: uma revisão de literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 88-102. ISSN 1984-6657.

Retenção de pessoas é a capacidade que determinadas organizações têm de manter grupos específicos de profissionais atuando nelas, de modo que alcancem seus objetivos estratégicos. É considerada uma capacidade estratégica em função de sua relação com construtos organizacionais importantes, como conhecimento, criatividade e desempenho. Do ponto de vista do sujeito, a saída da organização tem sido relacionada a elementos estressores. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura sobre os antecedentes da retenção de pessoas em organizações. Para a coleta e seleção de artigos, foram utilizados procedimentos de revisão sistemática de literatura. Os artigos selecionados foram analisados por meio da categorização conceitual de suas variáveis e resultados. Como resultado, foram identificados quatro antecedentes pessoais, trinta e dois antecedentes ocupacionais, dezoito antecedentes organizacionais, e três antecedentes ambientais da retenção de pessoas, os quais são apresentados em uma rede nomológica. O artigo analisa as implicações destes resultados para a pesquisa em gestão de pessoas e apresenta uma agenda de pesquisas sobre o construto.

Palavras-chave : Retenção; medidas da retenção; rotatividade de pessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License