SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Antecedentes da retenção de pessoas em organizações: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SCHWEITZER, Lucas; GONCALVES, Júlia; TOLFO, Suzana da Rosa  e  SILVA, Narbal. Bases epistemológicas sobre sentido(s) e significado(s) do trabalho em estudos nacionais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 103-116. ISSN 1984-6657.

As profundas mudanças no contexto de trabalho e sua centralidade sociológica e psicológica indicam a importância de entender os sentidos e significados atribuídos a ele. Neste artigo, o objetivo é analisar os fundamentos epistemológicos que sustentam as produções científicas nacionais em estudos empíricos sobre o fenômeno. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa, por meio de 25 artigos indexados nas bases de dados PePSIC e SciELO. Constata-se o amplo desenvolvimento da produção científica, com a prevalência de estudos que utilizam a abordagem existencialista e a sócio-histórica, bem como os aportes da psicodinâmica do trabalho concomitante às demais. As perspectivas epistemológicas predominantes nessa produção localizam-se nos quadrantes subjetivos interpretativista e humanista radical e, inseridos no eixo da subjetividade em Psicologia do Trabalho e das Organizações. A diversidade de abordagens sobre o fenômeno remete à importância de uma maior compreensão teórica, evitando-se incongruências na construção de pesquisas, e também a ampliação do escopo do estudo com a inclusão de análises internacionais.

Palavras-chave : Sentido e significado; trabalho; epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License