SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Terceirização e impactos para a saúde e trabalho: uma revisão sistemática da literaturaDublês do setor elétrico: reflexões sobre identidade e trabalho terceirizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

SILVA, Luna Gonçalves da et al. Vínculos empregatícios, condições de trabalho e saúde entre motoristas de caminhão. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 153-165. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.2.675.

Motoristas de caminhão estão sujeitos a condições de trabalho que podem contribuir significativamente para o comprometimento de sua saúde. O objetivo deste estudo foi analisar discursos de motoristas de caminhão sobre condições de trabalho e saúde, mediante as modalidades de vínculos empregatícios. A pesquisa qualitativa utilizou o método da Análise Coletiva do Trabalho e contou com a participação de 40 motoristas de caminhão, autônomos (n=20) e contratados (n=20), de uma transportadora do Estado de São Paulo. Foram realizadas quatro entrevistas em grupo, nas quais os trabalhadores de cada vínculo descreveram sua atividade, partindo da pergunta norteadora "O que você faz no trabalho?". Os discursos, gravados e transcritos,foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo elaboradas duas categorias: Condições de trabalho e Saúde. Os motoristas autônomos dependiam do número de cargas transportadas comissionadas e reportaram maior liberdade e autonomia na escolha dos destinos e rotas, além da possibilidade de levar familiares nas viagens.Tanto os motoristas contratados quanto os autônomos mencionaram a precariedade na infraestrutura das rodovias brasileiras e dos postos de parada. A precarização no trabalho e os curtos prazos de entrega foram relacionados ao consumo de drogas, como anfetaminas, cocaína e crack. A informalidade e a precarização presentes nessa profissão, configuradas pela terceirização, comprometem as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores submetidos ao mesmo contexto.

Palavras-chave : Condições de trabalho; vínculos empregatícios; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License