SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Vínculos empregatícios, condições de trabalho e saúde entre motoristas de caminhãoImpactos da terceirização em empregados efetivos: um caso na construção de edificações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RABELO, Laís Di Bella Castro; CASTRO, Marcelle La Guardia Lara de  e  SILVA, Julie Micheline Amaral. Dublês do setor elétrico: reflexões sobre identidade e trabalho terceirizado. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 166-175. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.2.647.

Partindo do pressuposto que o trabalho é fator estruturante da vida psíquica e social dos sujeitos, buscou-se compreender a relação entre a construção identitária e o processo de terceirização do trabalho no setor elétrico de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se da associação de dados obtidos por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso que contemplou entrevista em profundidade com um trabalhador terceirizado do setor. Verificou-se um cenário de precarização associado à vulnerabilidade da saúde e segurança dos trabalhadores, impactando diretamente na fragilização de sua identidade social. O trabalhador eletricitário entrevistado afirma se sentir um dublê, aquele que substitui o trabalhador do quadro próprio, mas em piores condições e sem o devido reconhecimento, assumindo o perigo da cena sem receber os créditos da atuação. Considerando que a precariedade como situação de trabalho é também uma condição de experiência, e que não há dinâmica separada entre o que o trabalhador experimenta e como ele se autoconstrói, concluiu-se que na ausência das condições básicas de saúde e segurança, os trabalhadores eletricitários terceirizados encontram-se expostos a riscos e fragilizados socialmente. A terceirização, como uma prática perversa de redução de custos do capital, tem ampliado os mecanismos de exploração, gerando uma objetividade adversa aos trabalhadores, o que acarreta subjetividades precarizadas. Por fim, evidencia-se a associação entre precariedade laboral e precariedade social, pois a precariedade do trabalho como experiência subjetiva impacta a construção de relações sociais, na dimensão de acesso aos direitos e da constituição de cidadania.

Palavras-chave : Identidade social; trabalho; terceirização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License