SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Dublês do setor elétrico: reflexões sobre identidade e trabalho terceirizadoRelação entre significado do trabalho e rotatividade de serventes de limpeza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BORGES, Lívia de Oliveira et al. Impactos da terceirização em empregados efetivos: um caso na construção de edificações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 176-189. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.2.672.

Em um contexto de expansão da terceirização na economia, pesquisamos com o objetivo de comparar a percepção sobre aspectos das condições de trabalho e a atribuição de significados ao trabalho por empregados efetivos em uma empresa de construção de edificações com adoção extensiva de terceirização (EA) com os de outra empresa (EB) que com menor adoção de terceirização (EB). Na pesquisa de campo, aplicamos, junto a 187 operários, partes do Inventário do Significado do Trabalho e do Questionário de Condições de Trabalho, e entrevistamos 16 operários e gestores para diferenciar os contextos organizacionais. Encontramos, entre outros aspectos, que os empregados da EB percebem mais Riscos de Acidentes de Trabalho e mais Autonomia (jornada de trabalho e escolha de colegas), enquanto os da EA tendem a valorizar mais a Expressão de Respeito e o Acolhimento e a atribuir mais fortemente significados de Ser Reconhecido e Ser Retribuído Equitativamente. Concluímos que o estilo gerencial provavelmente impacta mais tais conteúdos simbólicos dos operários efetivos do que a extensão da terceirização.

Palavras-chave : Terceirização; empresas líderes; pesquisa comparativa; edificações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License