SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adaptabilidade de carreira: paradigmas do conceito no mundo do trabalho contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MARQUES, Gabriela da Silva  e  GIONGO, Carmem Regina. Trabalhadores bancários em sofrimento: uma análise da literatura nacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 220-247. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.704.

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura nacional dos últimos dez anos a fim de descrever as vivências de sofrimento de trabalhadores bancários no Brasil e as estratégias de intervenção utilizadas em face destas vivências. Trata-se, portanto, de um estudo teórico realizado entre os meses de junho e setembro de 2015 que pesquisou artigos de maneira sistemática na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia Brasil (BVS-Psi Brasil). Dentre os estudos analisados, identificou-se que a insegurança, as pressões de superiores, o assédio moral e as lesões por esforços repetitivos são algumas das principais vivências de sofrimento desta categoria profissional. Apesar de limitados, os serviços de apoio identificados estavam relacionados às parcerias feitas entre sindicatos bancários e universidades regionais. No que se refere às ações realizadas pelas agências bancárias, foram identificadas atividades físicas e ações de prevenção de lesões por esforços repetitivos. Concluiu-se que o atual cenário vivenciado pelos trabalhadores do segmento bancário no Brasil é precário e tem atuado diretamente na intensificação do sofrimento e do adoecimento destes profissionais.

Palavras-chave : Sofrimento; saúde mental; saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License