SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Trabalhadores bancários em sofrimento: uma análise da literatura nacionalAposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador: revisão integrativa da produção brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

FIORINI, Milena Carolina; BARDAGI, Marucia Patta  e  SILVA, Narbal. Adaptabilidade de carreira: paradigmas do conceito no mundo do trabalho contemporâneo. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 236-247. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.676.

Este artigo analisa as perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas referentes ao conceito de adaptabilidade de carreira, dentro de um quadro evolutivo no campo da psicologia organizacional e do trabalho, e mais especificamente na área de aconselhamento de carreira (career counseling). O esquema de quadrantes epistemológicos sugeridos por Burrel e Morgan (1979) foi utilizado como referência para identificar as mudanças paradigmáticas que o construto adaptabilidade de carreira foi assumindo, desde sua elaboração na década de 1980, até o momento. Pretende-se, ainda, apresentar a importância da adaptabilidade de carreira no mundo do trabalho contemporâneo, bem como o caráter dinâmico e multifacetado que os estudos e a prática em aconselhamento de carreira têm adotado em relação ao conceito, tanto no que diz respeito aos aspectos paradigmáticos quanto metodológicos.

Palavras-chave : Adaptabilidade de carreira; paradigma; aconselhamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License