SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Career adaptability: paradigms of the concept in the contemporary world of workHuman factors and errors in the brazilian civil aviation security inspection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

ANTUNES, Marcos Henrique  and  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador: revisão integrativa da produção brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 248-258. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.681.

Este estudo de revisão integrativa teve como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador. Realizou-se uma busca nas bases de dados SciELO e LILACS acerca de artigos publicados no período entre 2004 e maio de 2015. Os descritores utilizados foram aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador, a partir dos quais foram localizadas 82 produções. Após verificação dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, foram selecionados e analisados 20 artigos. Os resultados mostraram a predominância de estudos que versam sobre a interface entre aposentadoria e saúde do idoso, indicando a carência de publicações que explorem a relação entre aposentadoria e saúde do trabalhador, bem como entre saúde do idoso e saúde do trabalhador. Ressalta-se a necessidade de produções que tratem sobre tais temas, possibilitando uma melhor compreensão da relação entre os mesmos e subsidiando políticas e ações direcionadas para esses públicos em diferentes espaços sociais, dentre os quais se situa o contexto organizacional e do trabalho.

Keywords : Aposentadoria; saúde do idoso; saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License