SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adaptabilidade de carreira: paradigmas do conceito no mundo do trabalho contemporâneoFatores e erros humanos na inspeção de segurança da aviação civil brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ANTUNES, Marcos Henrique  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador: revisão integrativa da produção brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 248-258. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.681.

Este estudo de revisão integrativa teve como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador. Realizou-se uma busca nas bases de dados SciELO e LILACS acerca de artigos publicados no período entre 2004 e maio de 2015. Os descritores utilizados foram aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador, a partir dos quais foram localizadas 82 produções. Após verificação dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, foram selecionados e analisados 20 artigos. Os resultados mostraram a predominância de estudos que versam sobre a interface entre aposentadoria e saúde do idoso, indicando a carência de publicações que explorem a relação entre aposentadoria e saúde do trabalhador, bem como entre saúde do idoso e saúde do trabalhador. Ressalta-se a necessidade de produções que tratem sobre tais temas, possibilitando uma melhor compreensão da relação entre os mesmos e subsidiando políticas e ações direcionadas para esses públicos em diferentes espaços sociais, dentre os quais se situa o contexto organizacional e do trabalho.

Palavras-chave : Aposentadoria; saúde do idoso; saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License