SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Aposentadoria, saúde do idoso e saúde do trabalhador: revisão integrativa da produção brasileiraSituações de trabalho e relatos de dor entre feirantes de confecções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ARCURIO, Michelle Salgado Ferreira; FORTES, José Augusto Abreu Sá  e  ARMBORST, Talita. Fatores e erros humanos na inspeção de segurança da aviação civil brasileira. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 259-273. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.11647.

A área de security, e especificamente de security no canal de inspeção de segurança da aviação civil brasileira, apresenta carência de estudos quanto à identificação, à quantificação, à causa e ao impacto de fatores e erros humanos. Este estudo teve o objetivo de identificar os fatores e erros humanos envolvidos no processo de inspeção de segurança da aviação civil brasileira. Empregando-se a teoria do sistema geral de modelagem do erro - GEMS "Generic Error-Modelling System"- e os quatro eixos temáticos sobre fatores humanos preconizados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), elaborou-se o instrumento da pesquisa constituído por 60 questões. A amostra foi composta por 602 (seiscentos e dois) profissionais AVSEC (segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita) que laboram no canal de inspeção, distribuídos em 18 (dezoito) aeroportos brasileiros. Os resultados foram retratados por meio de estatística descritiva e Análise de Componentes Principais (ACP). Os principais pontos da etapa descritiva fazem referência ao tempo de serviço majoritário no canal de inspeção, ao grau de escolaridade e ao de rendimento mensal bruto. Após as etapas da ACP, 46 itens do questionário foram categorizados em 7 (sete) componentes principais, os quais representaram 42, 04% da proporção total da variância explicada dos dados, isto é, dos erros e fatores humanos pesquisados. Concluiu-se, a partir da ACP, que há incidência de fatores e erros humanos no processo de inspeção de segurança, cujos percentuais são retratados neste artigo.

Palavras-chave : Fatores humanos; segurança da aviação civil; canal de inspeção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License