SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Situações de trabalho e relatos de dor entre feirantes de confecçõesPercepção de virtudes morais organizacionais: evidências de validade de um instrumento de medida para o contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALMEIDA, Saulo Pereira de  e  FARO, André. Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala de Liderança Servidora). Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 285-297. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.11929.

Este estudo objetivou traduzir e validar o Servant Leadership Questionnaire (SLQ) buscando adaptar a Escala de Liderança Servidora (ELSE) para o português brasileiro. Empreendeu-se um estudo psicométrico com 337 participantes (alunos e servidores da Universidade Federal de Sergipe, maiores de 18 anos), que possuíssem chefe imediato. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a SLQ (traduzida e adaptada neste estudo), a Escala de Satisfação com o Trabalho (EST) e uma escala de liderança transformacional. Realizaram-se análises descritivas e, para a validade fatorial da ELSE, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória (PAF, rotação Promax), além da avaliação da confiabilidade (α). Para a validade convergente empregou-se a correlação de Pearson (r) e para a validade preditiva utilizou-se a regressão linear (stepwise). A análise de dados realizou-se no Statistical Package for the Social Science (v.19). A solução final apresentou 3 fatores, totalizando 47, 7% de variância explicada: (a) influência visionária (α=0, 87; 9 itens), (b) abnegação(α=0, 88; 9 itens), e (c) intendência organizacional (α=0, 83; 5 itens). Constatou-se a validade convergente da ELSE, que apresentou correlações moderadas e significativas com a liderança transformacional. A validade preditiva também foi confirmada, visto que as dimensões da ELSE explicaram 48% da variância explicada da satisfação com a chefia. As limitações do estudo relacionam-se à falta de grupos comparáveis e à amostragem não probabilística. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação da estrutura fatorial confirmatória e aplicações empíricas da ELSE.

Palavras-chave : Liderança; estudos de validação; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License