SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala de Liderança Servidora) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

GOMIDE JUNIOR, Sinésio; VIEIRA, Lorrana Ellen  e  OLIVEIRA, Áurea de Fátima. Percepção de virtudes morais organizacionais: evidências de validade de um instrumento de medida para o contexto brasileiro. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 298-307. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.3.10417.

Este trabalho parte do pressuposto de que os vínculos morais do indivíduo com seu sistema empregador podem ser afetados pela sua percepção de que esse sistema tem virtudes que norteiam seu comportamento frente a seus empregados e clientes. A literatura brasileira não disponibiliza um instrumento para mensurar essa percepção junto aos empregados. Assim, este estudo teve como objetivo a busca pelas evidências de validade de um instrumento de medida sobre a percepção de virtudes morais organizacionais, cujos resultados revelaram três fatores: "boa-fé organizacional", "confiança organizacional" e "generosidade organizacional". Os autores sugerem que pesquisas posteriores investiguem outras formas de validação, na busca de consolidação do construto na literatura da área do comportamento organizacional.

Palavras-chave : Virtudes; ética; análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License