SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Modelos explicativos de fenômenos em POT: aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

RODRIGUES, Ana Carolina de Aguiar  e  CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Fragmentação teórica: suas origens e desdobramentos na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 310-315. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12630.

Os problemas de fragmentação vêm sendo uma preocupação na POT por ameaçar a construção de boas teorias e a constituição de um campo teórico sólido. Neste artigo, descrevemos a fragmentação teórica em POT e buscamos mapear seus principais tipos e origens. Discutimos o que é um conceito e os principais problemas conceituais atualmente observados na POT. Em seguida, debatemos o papel das questões políticas e ideológicas e dos fatores estruturais do desenvolvimento científico no processo de fragmentação. Se de um lado a própria constituição da POT favorece a emergência de fragmentações, por outro devemos considerar fatores mais amplos, que atravessam diferentes campos e reverberam do mesmo modo na POT. Buscamos, por fim, diferenciar dois quadros: as fragmentações que fragilizam o campo; e a multiplicidade de abordagens e conceitos que compõem o fazer científico. Refletimos sobre o desafio de diferenciá-los, e sobre etapas necessárias para a redução da fragmentação.

Palavras-chave : fragmentação teórica; problemas conceituais; POT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License