SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Modelos explicativos de fenômenos em POT: aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicosO dizer e o fazer nas pesquisas em POT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. Regulação e controle ético de pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 324-332. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12658.

O que é ética em pesquisa? Essa é a questão que dispara a reflexão apresentada neste texto. Na primeira seção, buscou-se demonstrar como pontos específicos do contexto atual de pesquisa no país polarizaram e distraíram a atenção de pesquisadores sobre essa importante questão. Na sequência, discute-se ética em pesquisa com base na lógica da ética profissional, o que justificaria que padrões de conduta e qualidade desse tipo de atividade devem ser exercidos pelos membros que fazem parte dessa comunidade. Mais do que se basear em instrumentos normativos que detalhem de forma extensiva os limites da ética em pesquisa, este trabalho assume que a reflexão ética deve se basear em princípios gerais que devolvem ao pesquisador, e não a um órgão externo, a responsabilidade pela conduta ética em pesquisa. E, por fim, apresentamos uma discussão sobre esses princípios e como eles podem ser operacionalizados na prática.

Palavras-chave : ética; ética em pesquisa; ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License