SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Regulation and ethical control of research in Work and Organizational PsychologyAnalyzing challenges associated with the adoption of longitudinal studies in Work and Organizational Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

MOURAO, Luciana; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt  and  OLIVEIRA, Roberval Passos de. O dizer e o fazer nas pesquisas em POT. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 333-339. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12575.

As pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho -POT tendem a apreender seus fenômenos a partir do que é dito, seja por meio de surveys ou de entrevistas. Até que ponto, exclusivamente a partir da fala damos conta da complexidade dos construtos da área? O que explica tal predomínio? Tais questões guiaram o presente ensaio teórico que se apoia na análise das características da produção científica de alguns temas clássicos em Comportamento Organizacional. Conclui-se que o predomínio da apreensão dos fenômenos a partir de relatos dos sujeitos deve-se tanto a características ontológicas do seu objeto de estudo, quanto a razões operacionais na condução das pesquisas. Contudo, seria oportuno explorar mais atentamente a permeabilidade operativa do objeto e considerar variações epistemológicas que fortaleçam os resultados obtidos com análises em diferentes perspectivas. Como exemplo são mencionados os estudos de casos, e estudos que reúnam entrevistas e observações.

Keywords : epistemologia; ontologia; Psicologia das Organizações e do Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License