SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Regulação e controle ético de pesquisa em Psicologia Organizacional e do TrabalhoAnalisando desafios associados à adoção de pesquisas longitudinais em Psicologia Organizacional e do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MOURAO, Luciana; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt  e  OLIVEIRA, Roberval Passos de. O dizer e o fazer nas pesquisas em POT. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 333-339. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12575.

As pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho -POT tendem a apreender seus fenômenos a partir do que é dito, seja por meio de surveys ou de entrevistas. Até que ponto, exclusivamente a partir da fala damos conta da complexidade dos construtos da área? O que explica tal predomínio? Tais questões guiaram o presente ensaio teórico que se apoia na análise das características da produção científica de alguns temas clássicos em Comportamento Organizacional. Conclui-se que o predomínio da apreensão dos fenômenos a partir de relatos dos sujeitos deve-se tanto a características ontológicas do seu objeto de estudo, quanto a razões operacionais na condução das pesquisas. Contudo, seria oportuno explorar mais atentamente a permeabilidade operativa do objeto e considerar variações epistemológicas que fortaleçam os resultados obtidos com análises em diferentes perspectivas. Como exemplo são mencionados os estudos de casos, e estudos que reúnam entrevistas e observações.

Palavras-chave : epistemologia; ontologia; Psicologia das Organizações e do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License