SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4O dizer e o fazer nas pesquisas em POTPesquisa empírica em POT no Brasil: uma análise paradigmática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ABBAD, Gardênia da Silva  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Analisando desafios associados à adoção de pesquisas longitudinais em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 340-348. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12585.

Este artigo objetiva analisar os principais desafios teóricos e metodológicos associados ao uso de delineamentos longitudinais de pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Delineamentos longitudinais com três ondas de mensuração ou mais são raros na literatura da área. Entre os pontos críticos a serem observados está a definição do intervalo de tempo entre a primeira e última mensuração das variáveis, o tempo necessário para que o efeito de uma intervenção se torne observável, a quantidade de mensuração ao longo do tempo, o tempo entre mensurações, o manejo da perda seletiva de sujeitos e a análise de explicações alternativas aos efeitos de intervenções ou programas. Entre as recomendações técnicas estão o uso de delineamentos com múltiplas mensurações, tanto das variáveis independentes e consequentes, como de variáveis externas que ameaçam a validade interna e externa das conclusões desses estudos.

Palavras-chave : método de pesquisa; delineamento longitudinal; Psicologia Organizacional e do Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License