SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Analisando desafios associados à adoção de pesquisas longitudinais em Psicologia Organizacional e do TrabalhoA emersão na articulação de níveis em Psicologia Organizacional e do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

CORRADI, Ariane Agnes et al. Pesquisa empírica em POT no Brasil: uma análise paradigmática. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 349-357. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12638.

Este artigo apresenta uma análise paradigmática da literatura em Psicologia Organizacional e do Trabalho produzida no Brasil, baseada no modelo de Burrell e Morgan (1979). Cinco temas de pesquisa foram selecionados: aprendizagem, cidadania, justiça, comprometimento e socialização organizacional. Ao todo, foram investigadas as orientações paradigmáticas de 276 artigos publicados em periódicos brasileiros qualificados, entre 2004 e 2014. Observou-se a predominância do paradigma funcionalista ou do interpretativo, e a ocorrência de artigos interparadigmáticos, evidenciando pluralidade epistemológica no campo. Temas mais estabelecidos mostram mais diversidade paradigmática em comparação a temas recentes. O modelo de Burrell e Morgan mostrou-se aplicável a análises paradigmáticas de estudos empíricos em POT. Contudo, os resultados corroboram críticas ao pressuposto da exclusividade entre paradigmas. Estudos futuros poderiam explorar tendências nas orientações paradigmáticas em outros temas e investigar as implicações dessa perspectiva multiparadigmática na produção de conhecimento em POT.

Palavras-chave : paradigmas; Psicologia Organizacional e do Trabalho; pesquisa empírica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License