SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Pesquisa empírica em POT no Brasil: uma análise paradigmáticaOrigem, consolidação e perspectivas da Psicologia das Organizações e do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth; PORTO, Juliana Barreiros  e  MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. A emersão na articulação de níveis em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 358-366. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12603.

Os níveis organizacionais não são entidades estáticas, pois constituem segmentos dinâmicos que se articulam e inter-relacionam. Os tradicionalmente identificados e pesquisados são o micro e o macro e, mais recentemente, o meso. Fenômeno recorrente nas pesquisas multinível é a transformação de atributos micro em meso ou em macro, mediante um processo denominado de emersão. Apesar de ele ocorrer em relação a cognições, afetos ou emoções, o processo de emersão tem sido longamente desconsiderado. O objetivo deste manuscrito é analisar as diversas formas de transformação de características individuais em coletivas, no contexto das organizações. Também se destacam as exigências que os fenômenos de emersão trazem para os pesquisadores interessados em manter alinhamento teórico e empírico na realização de pesquisas e ações de diagnóstico. A realização dessa análise permitiu constatar a falta de convergência teórico-empírica. A partir disso, são apresentadas considerações para o campo da pesquisa e da aplicação em organizações.

Palavras-chave : processos de emersão; níveis organizacionais; processos grupais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License