SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4A emersão na articulação de níveis em Psicologia Organizacional e do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MALVEZZI, Sigmar. Origem, consolidação e perspectivas da Psicologia das Organizações e do Trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2016, vol.16, n.4, pp. 367-374. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2016.4.12650.

Este ensaio consiste numa reflexão sobre a origem e trajetória da Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT). Seu conteúdo analisa sua construção e inserção na sociedade. Nessa trajetória, a POT assumiu os fenômenos e problemas das relações entre a pessoa, o trabalho e a sociedade e ganhou confiança dos gestores e da sociedade. Hoje, a POT apresenta produção científica, técnica e cultural no patrimônio conceitual e instrumental da sociedade. A POT enriqueceu a compreensão do desempenho no trabalho aplicando conceitos da Psicologia na interface comportamentos e subjetividade. Diante da institucionalização do trabalho da forma dos empregos para o trabalho autônomo precário, a POT será desafiada pela compreensão de novos fenômenos. A solidez de sua experiência e sua firmeza na busca da eficácia e das condições existenciais alimentam sua segurança frente à evolução da produção econômica. A POT tornou-se capacitada para enfrentar a atual reinstitucionalização do trabalho, na sociedade.

Palavras-chave : Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT); desempenho; adaptação às tarefas; ciência aplicada; reinstitucionalização do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License