SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Práticas de gestão da mudança: impacto nas atitudes e nos resultados percebidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

AGUIAR, Carolina Villa Nova  e  BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Interfaces entre trabalho e família: caracterização do fenômeno e análise de preditores. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 15-21. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.1.12540.

O presente trabalho objetivou caracterizar as interfaces estabelecidas entre o trabalho e a família em uma amostra brasileira e identificar alguns de seus preditores. Participaram do estudo 446 trabalhadores de diferentes organizações e ocupações. O questionário foi composto pelas escalas de conflito trabalho-família, interface positiva entre trabalho e família, percepção de adequação familiar e percepção de suporte organizacional. Os dados foram submetidos a estatísticas descritivas, análises de correlação, de comparação de grupos e de regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que os benefícios decorrentes do acúmulo dos papéis foram mais claramente percebidos do que os seus prejuízos. Quanto aos preditores, notou-se que características subjetivas, como a percepção de adequação familiar e de suporte organizacional, foram mais determinantes para a previsão do conflito e da interface positiva trabalho-família do que as características concretas, revelando a importância da qualidade das inserções familiar e ocupacional para um bom equilíbrio entre trabalho e família.

Palavras-chave : família; trabalho; conflito trabalho-família; interface positiva trabalho-família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License