SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Interfaces entre trabalho e família: caracterização do fenômeno e análise de preditoresTeoria dos acontecimentos afetivos: revisão do seu impacto e desenvolvimentos no estudo do afeto nas organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

MACHADO, Lílian Cristina Palhares  e  NEIVA, Elaine Rabelo. Práticas de gestão da mudança: impacto nas atitudes e nos resultados percebidos. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 22-29. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.1.12157.

As práticas de gestão da mudança são intervenções organizacionais que facilitam a promulgação de processos de mudança nas empresas. Este estudo testa a relação entre o uso das práticas de gestão da mudança e seus impactos sobre a atitude e os resultados percebidos com a mudança. A amostra foi composta por 205 participantes de organizações brasileiras (58,5% mulheres e 40,5% homens). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Percepção de Mudanças Organizacionais, avaliando os resultados transformacionais e transacionais percebidos; a Escala de Atitude Frente às Mudanças - avaliando ceticismo, temor e aceitação das mudanças; e o Questionário de Avaliação das Práticas de Gestão da Mudança Organizacional, avaliando cinco práticas de mudança organizacional (diagnóstico e alinhamento, liderança, comunicação, compensação e incentivos, e treinamento). Os resultados indicaram que as práticas de gestão da mudança impactam parcialmente as atitudes e os resultados percebidos com a mudança.

Palavras-chave : práticas; gestão; mudança; percepção; atitude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License