SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Práticas de gestão da mudança: impacto nas atitudes e nos resultados percebidosDesenvolvimento profissional: a produção científica nacional e estrangeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

VELASCO, Manuel; NAVARRO, Jose  e  RUEFF-LOPES, Rita. Teoria dos acontecimentos afetivos: revisão do seu impacto e desenvolvimentos no estudo do afeto nas organizações. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 30-38. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.1.12106.

Atualmente, a Psicologia do Trabalho e das Organizações dedica uma atenção considerável ao estudo do afeto. Neste sentido, uma das propostas mais influentes é a teoria dos acontecimentos afetivos (Weiss & Cropanzano, 1996). A teoria explica como determinados acontecimentos, influenciados pelo ambiente externo, podem provocar respostas emocionais que influenciam comportamentos e atitudes no local de trabalho. O objetivo deste estudo é efetuar uma revisão meticulosa acerca da influência desta teoria. Através de uma pesquisa inicial no PsycINFO® foram encontrados 32 artigos que testaram diretamente a teoria. Através da análise desta produção científica se detectou: (a) o auge que a teoria atingiu nos últimos amos (em especial desde 2008); (b) o forte suporte às relações que a teoria propõe, sobretudo à cadeia acontecimentos-afeto-atitudes, a qual constitui precisamente o núcleo da teoria; e (c) a aparição de novos elementos (i.e., estratégias de coping) que vêm enriquecendo a proposta teórica original.

Palavras-chave : teoria dos acontecimentos afetivos; emoções; estados de ânimo; acontecimentos laborais; atitudes laborais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License