SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Estresse, qualidade de vida e estressores ocupacionais de policiais: sintomas mais frequentesUso abusivo de álcool e outras drogas entre trabalhadores do sistema prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

BOEHS, Samantha de Toledo Martins et al. Revisão da literatura latino-americana sobre aposentadoria e trabalho: perspectivas psicológicas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 54-61. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.1.11598.

Este estudo teve como objetivo realizar revisão da literatura sobre aposentadoria e trabalho, a partir de perspectivas psicológicas, com base em artigos publicados em periódicos brasileiros e latino-americanos. Para tal, foi realizada a busca em três bases de dados eletrônicas (SciELO, LILACS e PePSIC), sem restrição de data inicial, com publicações até junho de 2016. Foram utilizados os termos "aposentadoria" e "trabalho" e suas versões em inglês e espanhol. Considerando os 42 artigos selecionados para análise, observou-se um significativo aumento do número de estudos sobre o tema nos últimos anos, com predominância de estudos empíricos - caracterizados como relatos de pesquisa - tanto qualitativos quanto quantitativos, sobretudo a respeito do tema "preparação para a aposentadoria". Destacou-se a necessidade da diversificação nas abordagens e dos métodos de pesquisa e intervenção sobre o tema na América Latina, a fim de favorecer a confiabilidade e abrangência dos resultados alcançados.

Palavras-chave : aposentadoria; trabalho; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License