SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Revisão da literatura latino-americana sobre aposentadoria e trabalho: perspectivas psicológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

DIMENSTEIN, Magda; LIMA, Ana Izabel Oliveira; FIGUEIRO, Rafael de Albuquerque  e  LEITE, Jáder Ferreira. Uso abusivo de álcool e outras drogas entre trabalhadores do sistema prisional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 62-70. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.1.12705.

Este estudo investigou os padrões de uso de álcool e outras drogas entre agentes penitenciários de um estado do Nordeste brasileiro, o papel que exerce na vida desses trabalhadores e os possíveis problemas associados a essa prática. Participaram da coleta de dados 403 agentes penitenciários, que responderam ao Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) e a questionário sociodemográfico. Os resultados apontam para o consumo abusivo/dependente em álcool, Cannabis, cocaína, anfetaminas, inalantes e hipnóticos. Apresentam-se como determinantes desse quadro o tipo de unidade prisional, ter outra ocupação na área de segurança, ter mais de 10 anos de profissão e trabalhar em turnos dobrados. Esses resultados sugerem a necessidade de atentar para o processo de trabalho e sua relação com a saúde mental dos profissionais do sistema prisional, e de desenvolver políticas e programas específicos para essa categoria profissional, no intuito de minimizar os efeitos danosos do trabalho no cárcere.

Palavras-chave : agentes penitenciários; condições de trabalho; álcool e drogas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License