SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Professional integration of visually impaired people: from organizational practices to individual attitudesManagement models and the suffering of management assistant workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

On-line version ISSN 1984-6657

Abstract

LAGE, Cristiane Siqueira da Rocha  and  BARROS, Vanessa Andrade de. A gente só vê glamour: um estudo de psicologia do trabalho com músicos profissionais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 89-96. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12742.

O artigo trata de investigação realizada acerca das vivências e das repercussões da atividade de trabalho na saúde e no cotidiano de músicos profissionais, a partir do referencial teórico e metodológico da ergologia e da psicossociologia do trabalho. A pesquisa, de natureza qualitativa, apontou que a atividade de trabalho na música é permeada por constrangimentos relacionados às exigências da atividade, às cobranças por altos padrões de desempenho e ao mercado de trabalho, altamente competitivo e predominantemente informal. A presença de dor relacionada às demandas físicas e cognitivas do fazer musical foi apontada pelos entrevistados como a principal repercussão da atividade no cotidiano e principal motivo pelo qual buscaram atendimento. O cansaço físico e mental, sintomas de ordem psíquica e sacrifícios de ordem social e familiar foram outras repercussões descritas pelos músicos. Esses achados corroboram os dados já apresentados pela literatura e desconstruíram a visão de uma atividade de trabalho glamourosa.

Keywords : músico profissional; trabalho; saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License