SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A gente só vê glamour: um estudo de psicologia do trabalho com músicos profissionaisConflito trabalho-família: um estudo com brasileiros e norte-americanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

LOUREIRO, Thiago; MENDES, Glauco Henrique de Sousa  e  SILVA, Eduardo Pinto e. Modelos de gestão e o sofrimento de servidores assistentes em administração. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 97-105. ISSN 1984-6657.  http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2017.2.12328.

Este estudo objetiva analisar as relações entre prazer-sofrimento de assistentes em administração e os diferentes modelos de gestão em uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia está ancorada na psicodinâmica do trabalho associada a um estudo de caso. Oito servidores foram entrevistados. As análises ocorreram por meio da análise de conteúdo categorial temática. Observaram-se na instituição diferentes características das práticas dos gestores que tendem a se aproximar mais de um ou outro modelo. Verificaram-se rotatividade das chefias, influência política e condutas patrimonialistas. Esses aspectos revelaram-se influentes na subjetividade dos servidores. Na expectativa de minimizar o sofrimento, os servidores utilizaram a remoção, que, neste estudo, revelou-se como exitosa em parte dos casos, auxiliando-os na ressignificação do trabalho. Esse instrumento, porém, não atua na mudança de práticas de gestão relacionadas ao sofrimento, pois elas se situam em uma cultura e estrutura organizacional que sobrepuja a possibilidade individual de remediá-las por meio da remoção.

Palavras-chave : gestão; psicodinâmica; sofrimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License